Existe um ponto de chegada no minimalismo?
- não sou minimalista
- 7 de dez. de 2021
- 1 min de leitura
Talvez, se você decidir que sim.
Se você aplicou diversas práticas do minimalismo, mas percebeu que algumas não se encaixam perfeitamente na sua vida, ótimo. Você não é menos minimalista por isso.
Se você trilhou um caminho nesse estilo de vida (longo ou curto, não importa) e sente que atingiu o que buscava, está perfeito.
Mas isso não quer dizer que o trabalho acabou...
Por mais que você julgue ter "chegado" no minimalismo, como a quantidade de coisas que entram em nossa casa (e vida) nunca termina, por menos que você consuma, é importante periodicamente fazer uma reavaliação de tudo o que possui e perceber as coisas com que não se identifica mais. Mudanças de vida, novas rotinas, pensamentos diferentes, tudo isso influencia na nossa visão sobre o minimalismo e como ele pode ser aplicado para nos ajudar a viver melhor.
Eu arrisco dizer que no minimalismo não existe necessariamente um fim (a não ser que você decida não seguir mais este estilo de vida).
Mas pensando bem, é melhor que nem tenha um fim, porque afinal de contas, curtir e celebrar cada pedaço do caminho é muito mais legal do que ficar pensando só no ponto de chegada.


Comentários