Sobre a pressa
- não sou minimalista
- 24 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
O minimalismo hoje em dia é muito ligado ao termo 'slow life', ou algo como 'viver devagar'.
Você já deve ter percebido que quando fazemos as coisas com pressa, não temos tempo de parar e prestar atenção em como elas acontecem e como nos influenciam (fisicamente ou mesmo mentalmente). Estamos sempre resolvendo as coisas e partindo pra próxima atividade, o famoso "correndo atrás", "apagando incêndio".
Porém, quando vivemos num ritmo mais devagar, conseguimos apreciar os pequenos momentos e detalhes que tornam a vida maravilhosa. Treinamos nossos olhos para ver além daquilo que é concreto.
O contrário da pressa, pra mim, é PRESENÇA.
O tempo corre de qualquer forma, mas você não precisa correr junto.
E quando você deixa de correr, você percebe que, por mais que não seja assim no relógio, o tempo parece passar mais devagar... Porque você está presente, atento, consciente e com intenção. Você está no agora, você participa do momento e por isso ele 'dura mais' - nem que seja somente na sua percepção (o que já é incrível).
Ter pressa é encher a cabeça com distrações e preocupações, é encher o calendário com tarefas vazias. Você não precisa fazer tudo, e não precisa fazer tudo correndo. Você precisa escolher as coisas que vai realizar, e realizá-las com propósito.
Quando você vive com pressa, você perde a noção do seu bem mais precioso, o TEMPO.
E gastar tempo custa bem mais caro do que qualquer outra coisa...


Comentários