7 dicas de organização que ajudam na prática do minimalismo
- não sou minimalista
- 25 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Organize as "superfícies" da sua casa: quanto mais objetos você deixa em cima da bancada, da mesa, do aparador, do armário... Mais bagunçada a sua casa vai parecer. Se você não consegue se desfazer desses itens, tente guardá-los num local fechado!
Arrume a cama: parece besteira, mas não é. Se você começar o dia com a cama bagunçada, provavelmente uma coisa puxará a outra e no final do dia será muito mais difícil organizar a sua casa.
Aplique a regra dos 2 minutos: se uma atividade ou tarefa pode ser executada ou concluída em até 2 minutos, faça-a agora. Quando todas as pequenas tarefas são adiadas, nossa lista de afazeres fica enorme e acabamos tendo mais chances de procrastinar devido ao volume de pendências.
Mantenha a limpeza em dia: não precisa fazer uma faxina geral todos os dias na sua casa... Mas sempre que puder, dê uma pequena limpada nas sujeiras mais visíveis dos cômodos por onde passa. A sensação de limpeza nos inspira a deixar a a casa mais organizada!
Se não usa, remova: Se você está indo pegar um objeto e, ao lado dele existe outro que não usa ou precisa mais, separe-o imediatamente para doar / vender / reciclar. O destralhe não precisa ser um acontecimento, ele pode ser feito todos os dias através de pequenas atitudes e de forma gradual.
Repense o seu modo de organização dos objetos: Se você perceber que é sempre difícil acessar determinado objeto que precisa, talvez a sua forma de organização ainda não seja ideal para as suas necessidades. O ideal é que consigamos acessar e guardar nossos objetos de forma rápida e fácil.


Oi! Adorei as dicas, já vou aderir a dos dois minutos. Só um detalhe: o título diz 7 dicas, mas o texto traz 6 😉