A diferença entre precisar e desejar
- não sou minimalista
- 25 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Pra mim, precisar de algo significa que determinado objeto fará uma diferença substancial na sua vida, em termos práticos.
Poderia citar como exemplos itens de necessidade básica, de segurança, ou itens que garantam um mínimo de conforto para nossa vida.
Já o desejar significa a busca de objetos por causa de uma demanda interna nossa, baseada em emoções e necessidades sociais.
Ou seja, na maioria das vezes, o desejo aparece com base na comparação com os demais e na vontade de mostrar através dos objetos: sucesso, poder, status ou inclusão a um determinado grupo.
Então, entendo que o desejar sempre poderá ser questionado, uma vez que não necessariamente será criado com base no precisar.
O precisar não pode ser objeto de questionamentos, para uma vida minimamente aceitável. E aqui abro o parênteses para lembrar que o precisar é muito individual e único, com base nas condições e contextos de cada pessoa na sociedade onde está.
Se pararmos para pensar, precisamos de poucas coisas realmente, mas desejamos muitas.
E ao contrário do que alguns minimalistas dizem por aí, desejar não é pecado.
Somos humanos e vivemos numa sociedade que estimula isso a todo momento!
Não precisamos viver nos sentindo culpados por querer coisas.
O que podemos fazer é começar a nos questionar de onde vêm esses desejos internamente, o que eles significam, e em quais emoções estão baseados.
E quem sabe assim conseguimos nos livrar um pouco desta mania de estar querendo sempre mais, buscando diminuir os desejos desnecessários para viver mais leve e intensamente, com menos amarras e de acordo com os nossos valores.


Comentários